Temos quatro modelos de casa BioBox, cada um destinado a atender as necessidades socioeconômicas das pessoas que irão morar e, principalmente, do seu estágio de vida. Os modelos foram desenvolvidos para oferecerem a melhor relação espaço X conforto com funcionalidade e praticidade. As casas trazem vários itens de sustentabilidade que melhorarão a qualidade de vida dos seus moradores, e reduzirão o gasto com os consumos de água e energia elétrica.
Os modelos das casas BioBox são os seguintes:
PopHouse: casa com 45,87 m2 de área construída e com dois quartos, banheiro, sala com dois ambientes, cozinha e lavanderia;
Abit: casa com 69,40 m2 de área construída e com dois quartos, banheiro, sala com dois ambientes, varanda, cozinha e lavanderia;
iKaza: casa com 88,05 m2 de área construída e com três quartos sendo um suíte, banheiro, sala com dois ambientes, varanda, cozinha e lavanderia;
Mais: casa com 115,15 m2 de área construída e com quatro quartos sendo dois suítes, banheiro, sala com dois ambientes, varanda, cozinha e lavanderia.
Sim, as casas BioBox estarão 95% prontas quando saírem da fábrica, elas serão fechadas para o transporte e entrega no destino. Os serviços a serem feitos, além da abertura das paredes, tetos e pisos, são as colocações dos acabamentos externos e internos, fixação do piso e cobertura da lavanderia, colocação do tanque de lavar roupa, gabinetes da cozinha, caixa d’água, toldo ou varanda frontal, e a platibanda.
Os serviços feitos na abertura e acabamentos das casas devem estar concluídos nos modelos PopHouse e Abit em aproximadamente oito horas trabalhadas. No modelo iKaza este período será de aproximadamente dezesseis horas trabalhadas. E no modelo Mais será de aproximadamente 24 horas trabalhadas. Todos estes tempos após a casa ter sido colocada sobre o radier (previamente construído pelo comprador).
Este serviços serão executados por uma empresa especializada, parceira certificada pela BioBox e licenciada para a sua região.
As casas BioBox são feitas de materiais com alta resistência e qualidade. Toda a estrutura em aço rígido galvanizado com alta proteção à corrosão. Os fechamentos de paredes externas em concreto de alto desempenho (UHPC). No interior de todos pisos, paredes (internas e externas) e coberturas haverá isolamento termoacústico. Nos fechamentos das paredes internas placas de gesso, e nas coberturas na parte externa telhas de aço com pintura eletrostática branca e na parte interna concreto de alto desempenho (UHPC). As esquadrias externas serão em alumínio anodizado branco e as portas internas em madeira. Nos pisos porcelanatos ou laminados, e pintura externa com tinta texturizada e lisa nas paredes internas.
Sim, as casas BioBox foram projetadas para resistir vento e chuvas fortes, a sua estrutura em aço rígido com fechamento de concreto (UHPC) permitem que elas suportem bem as intempéries climaticas sem sofrer danos.
Nenhuma moradia é à prova de fogo. Mas as casas BioBox foram projetadas com a resistência ao fogo dentro das Normas Técnicas Brasileiras. O interior e o exterior da estrutura são revestidos com materiais não combustíveis. A preocupação com este tema levou a BioBox fazer vários estudos procurando escolher os melhores materiais em cada caso, como por exemplo, na cozinha, onde há a presença do fogo, foi utilizado placas de gesso RF especial para resistir altas temperaturas.
Sim, esta foi uma característica muito valorizada no desenvolvimento das casas BioBox, houve uma grande preocupação que elas fossem sustentáveis e, por isto, a eficiência energética teve papel relevante.
Todos os fechamentos da casa BioBox possuem isolamento termoacústico, a cor das coberturas é branca, haverá ventilação cruzada entre as janelas. A iluminação será feita com lâmpadas de LED. As casas têm esquadrias na parte superior da área central da casa, que por gradiente térmico eliminam grande parte do ar quente. Tudo isto permitirá que a temperatura no interior das casas seja aproximadamente 4°C mais baixa que a temperatura externa, ou seja, menos gasto com energia elétrica.
Além disto, o chuveiro com utilização de aquecimento solar, ou se houver placas fotovoltaicas na geração de energia elétrica, completarão as possibilidades da melhoria da eficiência energética das casas BioBox.
Sim, houve a preocupação em desenvolver soluções de baixo esforço e custo para o caso da manutenção das instalações elétrica ou hidrossanitário, não havendo por isso a necessidade de quebrar ou refazer nenhuma parte da casa. Todas as instalações terão visitas ou estarão em espaço de fácil acesso, o que evitará dificuldades no reparo e nenhuma geração de entulho.
Ser sustentável é uma das principais características das casas BioBox. O seu processo de construção offsite (fora do terreno) já é desenhado para melhor uso dos materias e da mão de obra, eliminando as perdas de materiais e diminuindo a geração de residuos. Além disso elas foram desenvolvidas para terem o maior número possível de itens de sustentabilidade. Pela importância da sustentabilidade na qualidade de vida dos futuros moradores, e pela possibilidade de haver grande economia no consumo de água e energia elétrica, não se poupou esforços na busca das melhores soluções.
Abaixo os itens permanentes e opicionais que você terá nas casas BioBox:
Coberturas na cor branca; fechamentos com isolamento termoacústico; posição das esquadrias que permitem a ventilação cruzada; aquecimento solar para a água no chuveiro; e luminárias com lâmpadas de LED, tudo isto significa mais conforto, e menos gasto com energia elétrica;
A casa é elevada 15cm do radier evitando a umidade por percolação, menos manutenção e melhorá a saúde dos moradores;
Além destes itens que já irão nas casas, você pode incluir como opcionais: placas de energia solar fotovoltáicas para economizar energia elétrica; sistema de captação de água de chuva para economizar água para irrigar plantas, lavar o carro e os pisos externos; e composteira para transformar lixo orgânico em adubo para os jardins.
As casas BioBox têm um conceito semelhante ao dos carros, onde você tem algumas possibilidades de opcionais de acabamento, mas sem alterar a estrutura principal. Iremos oferecer alternativas de cores na fachada, alguns itens opcionais de sustentabilidade, já mencionados na pergunta anterior, e uma edícula em estrutura metálica que pode ser usada para a proteção do carro, ou para lazer podendo acomodar uma churrasqueira ou funcionar como um ambiente coberto junto à piscina ou jardim.
Depois de entregue a sua casa você poderá personalizá-la, desde que não altere nenhum fechamento, como piso, paredes e cobertura, que compõem a estrutura principal.